segunda-feira, 3 de junho de 2019

Adãozinho ficou de fora da foto

 O meia-esquerda Adãozinho, que morreu em junho de 2011, aos 59 anos de idade, foi um dos exemplos enigmáticos no futebol. O período de quatro anos como reserva de Roberto Rivellino no Corinthians, até 1974, foi compreensivo. Afinal, ambos atuavam na mesma posição. Claro que Adão Ambrósio sempre entrava no segundo tempo, ou às vezes até iniciava partidas.

 Com a transferência de Rivellino ao Fluminense, era voz corrente que Adãozinho iria explodir no Timão. Na prática, ficou lembrado apenas pela atuação memorável em 1971, na virada corintiana sobre o Palmeiras por 4 a 3, quando marcou um gol antológico.

 Fixado como titular, a cobrança por título foi intensificada. Aí, o cantor-compositor Bebeto o homenageou com a música ‘Adão, você pegou o barco furado’. Eis a letra: ‘Você está com tudo garoto, e não tá prosa. Camisa dez, chuteira, meia e calção! Como é que é Adão? A galera não é mole não. Largaram uma bomba em suas mãos. Você sente a falta do velho Tião. O meio-campo anda russo, preocupado. Você lamenta e fica triste com razão. Mas de nada você é culpado. Você já pegou o barco furado’.

 Na época, era modismo fazer música associada ao futebol. O sambista Luiz Américo, preocupado com a falta de substituto para Pelé na Seleção Brasileira à Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, compôs a música Camisa 10: ‘Desculpe seu Zagallo, mexe nesse time que tá muito fraco. Levaram uma flecha, esqueceram o arco...’

 No vínculo com o Corinthians até 1979, Adãozinho ficou de fora da foto na invasão de 70 mil corintianos ao Estádio do Maracanã, na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, no empate em 1 a 1 com o Fluminense, num time formado por Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu Cambalhota.

 Ano seguinte, marcado pelo desjejum de título, Adão só enfrentou a Ponte Preta na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Na chamada negra - terceira partida - só assistiu a festa. Em 1979, no reencontre do Timão com a Ponte, na final de Campeonato Paulista, novamente não foi escalado.

Nenhum comentário: