segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Dois Tatos brilharam no futebol


 O substantivo masculino tato deveria ser apenas um dos cinco sentidos, mas os humanos trataram de adaptá-lo como apelido, aparentemente sem critério lógico. No Paraná, por exemplo, tato é identificado como irmão mais velho. Seja como for, dois ‘Tatos’ brilharam por relativo período no futebol, e na esteira do sucesso fizeram consideráveis contratos, sem que correspondessem plenamente.

 O Tato de maior evidência foi o curitibano Carlos Alberto Araújo Prestes, tricampeão pelo Fluminense no triênio de 1983 a 85. Construtor de jogadas, foi o típico garçom de centroavantes. Faltou-lhe ambição para completá-las, tanto que o seu histórico de 242 partidas pelo Fluminense é de apenas 18 gols.

 Atacantes como os saudosos Assis e Washington usufruíram dos cruzamentos dele para marcarem gols. Ainda consta no currículo de Tato o título do Campeonato Brasileiro de 1984, ano que começou a ser chamado para integrar a Seleção Brasileira, com histórico de três jogos.

 Após seis anos de clube, transferiu-se ao Vasco e iniciou trajetória descendente nas passagens por Sport, Santos, Coritiba e Grêmio. E quando do encerramento da carreira de atleta, ingressou na função de auxiliar técnico do comandante Gílson Kleina, no Ipatinga (MG), porém a sequência o conduziu a uma espécie de faz de tudo em sua escolinha de futebol para garotos.

 No mesmo período em que Tato brilhava no Fluminense, um xará se destacava na Inter de Limeira, e basicamente com as mesmas características de auxiliar de artilheiros. Esse Ederval Luís Lourenço da Conceição foi atacante de beirada pelo lado direito, com atuações deslumbrantes por ocasião do título paulista inédito da Inter em 1986, com direito ao segundo gol de sua equipe na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 1.

 Reflexo da performance foi transferência ao Palmeiras na temporada seguinte, porém sem a mesma regularidade. Apesar disso prosseguiu com contratos em Atlético Mineiro, Guarani, Osasuna (ESP), Udinese e Juventus (ITA), São Paulo e passagem pelos Estados Unidos. O encerramento ocorreu no Itumbiara (MG).

 Embora natural de São Bárbara d’Oeste - interior paulista -, a identificação com a cidade de Limeira pesou para que lá se radicasse e entrasse no ramo empresarial de fabricação de material esportivo. 

Nenhum comentário: