quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Rosemiro, lateral que abusava no apoio ao ataque


 Nos tempos de campinhos de terra batida espalhados pelo país, olheiros descobriam jogadores sem interferência dos tais empresários de futebol, e os encaminhavam aos clubes para que se submetessem em chamados testes peneiras.

 Foi assim que o olheiro Vavá ganhou um cachezinho na indicação do lateral-direito Rosemiro Correia de Souza, paraense de Belém, ao Clube do Remo. Além do fôlego de sete gatos para fazer vaivém defesa ao ataque, o atleta driblava em progressão. Assim, ganhou notoriedade, vaga no selecionado dos jogos Pan-Americanos da cidade do México em 1975 - atuando como ponteiro-direito - e Olimpíada de Montreal (CAN) em 1976.

 Contratado pelo Palmeiras para substituir Eurico, Rosemiro se encaixou na filosofia do então treinador Dino Sani, que armava equipes para atacar. Assim, sem liberdade tolhida para avanços, se destacou, diferentemente do sucessor Olegário Tolói de Oliveira, o então volante Dudu, que o obrigou a jogar ‘plantado’.

 Foi quando o desobediente Rosemiro perdeu posição para Valdir, só recuperando-a com a chegada do saudoso treinador Jorge Vieira. E isso se prolongou quando o saudoso Telê Santana foi contratado em 1979, num time formado por Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão, Polosi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho, César e Baroninho.

 Todavia, a ida do comandante à Seleção Brasileira, ano seguinte, provocou-lhe tormentos de outrora, na ocasião com o treinador Diede Lameiro. O epílogo foi numa partida diante do São Paulo, quando extravasou após ter sido substituído: “Com o Diede não jogo mais”, desafiou.

 E terminava ali o ciclo de 301 jogos pelo Palmeiras, que rendeu-lhe a 32ª colocação de jogador com mais atuações pelo clube em toda a história. A próxima parada foi Vasco da Gama até 1982, ano que comemorou título estadual ao lado do lateral-esquerdo Pedrinho, também parceiro antes da transferência.

 O complemento da carreira foi em clubes médios e pequenos como Bangu, Colorado, Noroeste, Chapecoense e Marcílio Dias. Depois montou escolinha de futebol na capital paulista. E de certo brinca com alunos que foi vencedor da pesquisa ‘jogador brasileiro mais feio’ feita pelo jornalista Marcelo Duarte da Rádio Bandeirantes de São Paulo, em seu programa matutino de sábado Você é Curioso.

Nenhum comentário: