sábado, 13 de junho de 2020

'Com Dadá em campo, não há placar em branco'


Futebol: quem te viu; quem te vê! Isso não se restringe ao aspecto técnico. Se no passado era permitido provocação de jogadores de um clube ao adversário, hoje isso é intolerável. Imaginem se alguém copiasse o ex-centroavante Dadá Maravilha? Na passagem pelo Inter (RS), véspera de jogo contra o Corinthians, ele mandou recado irônico ao saudoso zagueiro Moisés: “Não consigo ficar duas partidas seguidas sem jogar bem. Por isso você e o seu time vão pagar o pato”.
Também provocava ao prometer gols de Dadá nas partidas, e criava os respectivos nomes. Ao comemorar o 'gol PM', pulou nas costas de um policial e levou cacetada. Assim era Dario José dos Santos, 74 anos de idade completados em março passado, com passagens em Inter, Atlético Mineiro, Flamengo, Sport Recife e Ponte Preta, entre outros, após início de carreira no Campo Grande (RJ) em 1966, quando já havia saído da Febem pelo histórico de ladrãozinho. Ele jura ter marcado 926 gols até 1986 no Flamengo, ao cravar o rótulo de atleta mais folclórico do país, com produção de frases inesgotáveis, como as que seguem.
1 - "Nunca aprendi a jogar futebol, pois perdi muito tempo fazendo gols."
2 - "Com Dadá em campo, não há placar em branco."
3 - "Não existe gol feio. Feio é não fazer gol."
4 - “Três coisas que param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha.”
5 - "Pra fazer gol de cabeça era queixo no peito ou queixo no ombro."
6 -“Fui o máximo como cabeceador. Com estatura de 1,85m de altura, eu saía 90cm do chão para cabecear.”
7 - "Quando eu saltava o zagueiro conseguia ver o número da minha chuteira."
8 - "Chuto tão mal que no dia em que eu fizer um gol de fora da área, o goleiro tem que ser eliminado do futebol.
9 - "A área é o habitat natural do goleador, nela ele está protegido pela constituição. Se for derrubado é pênalti."
10 - "Se minha estrela não brilhar, vou lá e passo lustrador nela."
11 - "Não venha com a problemática que eu tenho a solucionática."
12 - "No futebol existem nove posições e duas profissões: o goleiro e o centroavante."
13 - “Marquei três gols de bunda, um deles proposital.”
14 - “Pelé, Garrincha e Dadá deveriam ser curriculum escolar”.
15 - “Não falem mal do Dadá e Frank Sinatra, senão é porrada.”
16 - “Se o gol é a maior alegria do futebol, foi Deus quem inventou Dadá, porque Dadá é a alegria do povo”.

Nenhum comentário: