domingo, 26 de agosto de 2018

Adeus a Claudiomiro, o centroavante rompedor


 Há cinco anos, na cerimônia de remodelação do Estádio Beira-Rio, o então centroavante do Internacional (RS), Claudiomiro Estrais Ferreira, ajudou no plantio de grama. Na entrevista à FWTV gaúcha reafirmou simplicidade na fala, reflexo de reduzida escolaridade.

 Logo não aprendeu que palavras terminadas em ditongo ‘eu’ fazem plural com o acréscimo da desinência ‘s’. Por isso, em vez da citação troféus conquistados falou ‘troféis’. Pior foi quando perversos debocharam da fala dele às vésperas de um jogo do Inter contra o Remo, nos anos 70. “Tenho o maior orgulho de jogar aqui em Belém do Pará, a terra onde nasceu Jesus Cristo”.

 Já que Claudiomiro ganhou a vida trombando com zagueiros e empurrando a bola à rede, o conteúdo da fala é secundário. Ele morreu na noite de 24 de agosto aos 68 anos em Canoas (RS), onde morava, ficando como principal registro na carreira ter marcado o primeiro gol do Estádio Beira-Rio em 6 de abril de 1969, na vitória do Inter sobre o Benfica de Portugal por 2 a 1.

 Lançado no time colorado em 1967, conquistou seis títulos estaduais na trajetória inicial até 1974, quando atuou neste time: Manga; Cláudio Duarte, Figueroa, Pontes e Vacaria; Falcão e Carpegiani; Valdomiro, Escurinho, Claudiomiro e Lula. Aí o Inter optou pela contratação de Flávio Minuano para substitui-lo, mas ele retornou em 1979. Portanto, o histórico é de 424 jogos e 210 gols, atrás apenas de Carlitos (485 gols) e Bodinho (235 gols).

 Claudiomiro foi o típico centroavante de área sem intimidade com a bola. Prevalecia a força física de rompedor, destemido e finalizador, resultando no apelido de Bigorna. Catimbeiro, cavava pênalti e tinha aproveitamento na bola aérea, apesar da estatura mediana.

 Propensão para engordar e problemas no joelho abreviaram a carreira, encerrada aos 29 anos de idade. O currículo é acrescido por passagens no Botafogo (RJ), Flamengo, São Borja, Caxias, Novo Hamburgo e cinco jogos na Seleção Brasileira em 1971, com gol na vitória de 1 a 0 contra o Paraguai, em amistoso no Estádio do Maracanã.

 Ele chegou a ser candidato a deputado estadual, mas os 12 mil votos foram insuficientes para se eleger.

Nenhum comentário: