segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Zagueiro Gomes, um exemplo de superação


 Quando desistiu da função de auxiliar técnico - com histórico no Guarani em 2006 - o ex-zagueiro Gomes fixou residência em Campinas, e passou a atuar como representante comercial. Édson Gomes Bonifácio, que neste nove de setembro vai completar 62 anos de idade, é um exemplo de superação, pois da desconfiança inicial chegou à Seleção Brasileira em 1979, durante a Copa América.

 A trajetória de atleta desse capixaba de Vitória foi de 14 anos foi marcada por títulos, os principais do Campeonato Brasileiro de 1978 e 1985 no Guarani e Coritiba, respectivamente.

 No Guarani, a responsabilidade foi substituir Amaral, que havia se transferido ao Corinthians. Ele chegou em 1977 conhecido pelo apelido de ‘Nega’, mas o pedido para identificação pelo nome foi aceito. O segundo desafio foi se aplicar nos treinamentos e ser recompensado pela melhoria considerável de rendimento. Pelo clube ele disputou a Libertadores da América, desligando-se em 1980.

 No Coritiba, não se cansa de elogiar o trabalho do saudoso treinador Ênio Andrade, que extraiu o máximo possível da equipe com aquela formação: Rafael; André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir, Marildo e Tobi; Lela, Índio, e Édson.

 Após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação, a definição se estendeu às cobranças de pênaltis. Com acerto na primeira sequência de cinco para cada lado, o ‘Coxa’ teve aproveitamento na cobrança alternada através de Gomes, enquanto o Bangu desperdiçou com Ado.

 A carreira foi iniciada no extinto Saad de São Caetano do Sul em 1975 e prolongada até 1989 no Goiás, onde conquistou três títulos do regional goiano. Ele repetiu conquista regional no Sport (PE), assim como constam curtas passagens por Santos, Bragantino e Uberlândia.

 Contratado pelo Corinthians em 1981, o período na reserva recomentou empréstimo ao Criciúma (SC), mas no retorno participou do título paulista da temporada seguinte. Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Dario Unzelte, ele disputou 71 partidas pelo clube, obtendo 36 vitórias, 24 empates e 11 derrotas. Marcou apenas um gol contra a Portuguesa de Desportos, em 1981.

Nenhum comentário: