domingo, 8 de maio de 2016

Sávio, do sucesso à despedida melancólica

 Jamais será apagada a biografia do ex-atacante Sávio como ídolo do Flamengo e dez anos de futebol espanhol com passagem pelo Real Madrid resultando em três títulos da Liga dos Campeões. Aí é de se perguntar: alguém com histórico como esse precisava passar por humilhação em final de carreira, dispensado pelo Avaí de Santa Catarina?
 Em 2010, aos 36 anos de idade e com pernas travadas, era natural que o rendimento de Sávio nem de longe lembrasse aquele atleta talentoso do passado. Logo, perdeu espaço entre os titulares do clube catarinense, após 31 partidas e apenas quatro gols. Aí sentiu o drama ao ser encostado, com reclamações sistemáticas. Reflexo foi o desligamento do elenco.
 Pior é que no calor daquele momento, e tentando provar que ainda tinha ‘lenha pra queimar’ no futebol, Sávio estava propenso a aceitar proposta do Macaé (RJ) para disputar o Campeonato Brasileiro da Série C. Por sorte de ambos, o clube do interior do Rio de Janeiro desistiu do projeto de marketing que previa lotação do Estádio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, e ali acabava a história de atleta profissional para o capixaba Savio Bortolini Pimentel.
 Olheiros de plantão o observaram atuar no infantil da Desportiva Capixaba em 1988 e o levaram ao Flamengo. A profissionalização ocorreu quatro anos depois, e não faltaram aquelas comparações ao meia Zico, igualmente franzino quando chegou à Gávea.
 Evidente que na bola Sávio não repetiu o repertório do ídolo, mas sabia usar a perna esquerda para penetrar em defesas adversárias com dribles em progressão e marcar gols. Por isso, era natural que projetassem trajetória de sucesso no futebol.
 No Flamengo ele conquistou títulos e participou do trio ofensivo com os renomados Edmundo e Romário em 1995. O retrospecto no clube foi de 261 jogos e 95 gols. A trajetória da Seleção Brasileira inclui passagens pelo Sub20, sub23 e principal, totalizando 80 jogos. O ápice foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atleta em 1996.
 Assim, era natural que despertasse interesse do futebol europeu. Na Espanha, o currículo foi enriquecido nas passagens por Real Madrid, Real Zaragoza, Real Sociedad e Levante. Em 2008 jogou no Chipe com a camisa do Anorthosis Famagusta. Posteriormene retornou ao Brasil.
 Sávio fixou residência em Florianópolis (SC) onde instalou empresa de investimentos imobiliários. Paralelamente gerencia carreiras de jovens atletas através da Real Spirit - com clínicas em cidades do país para peneirar novos talentos -, e ainda se ocupa comentando futebol em televisão no canal Esporte Interativo.
 Ele ainda tem agenda sobre lançamento do livro ‘Sávio, dribles certeiros de uma carreira de sucesso’.

Nenhum comentário: