domingo, 14 de janeiro de 2024

Amaral, ex-volante que debocha de si mesmo

No futebol, há jogadas imortalizadas além de gols e grandes defesas. Exemplo: o drible elástico que o ex-centroavante Romário, pelo Flamengo, aplicou no então volante Amaral, com a camisa do Corinthians, em 1999, pelo Torneio Rio-São Paulo, com goleada da equipe carioca por 3 a 0, no Estádio do Pacaembu -, com dois gols do Baixinho, um deles na sequência do citado drible.

Quem sofre drible estonteante como aquele fica irritadíssimo, mas Amaral ainda debocha de si mesmo, reconhecendo que perdeu o rumo naquela jogada. Só que a carreira dele foi marcada pela eficiência no desarme e alegria dentro e fora de campo.

A designação Amaral nada tem a ver com o nome de registro em cartório, que é Alexandre da Silva Mariano, natural de Capivari, cidade do interior paulista, na iminência de completar 51 anos de idade. E ele não esconde ter trabalhado em funerária antes de ingressar no futebol, mas corrige desinformados que sarcasticamente citam ter sido coveiro.

Da carreira, iniciada nas categorias de base do Palmeiras, chegou à Seleção Brasileira no biênio 1995/96, ano que participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. E foi marcada por vaivém Brasil-Europa, com passagens controvertidas em clubes do 'velho mundo', pela dificuldade de comunicação. Se o domínio da língua portuguesa facilitou ingressos no Sport Lisboa e Benfica, a situação não foi a mesma no Parma e Fiorentina da Itália e Beşiktaş da Turquia. Entretanto, nada se compara quando esteve no Pogón Szczecin, da Polônia, pois além de ter sido vítima de racismo, correu risco de expulsão de partida pela dificuldade com o idioma.

Ao gritar para outro jogador brasileiro colocar mais curva na bola, o árbitro o ameaçou com o cartão vermelho. “Eu não sabia que curva, lá na Polônia, é filho da p... A minha sorte é que um jogador que falava polonês explicou para ele e tudo ficou bem", recordou, mas, apesar dessas inconveniências, ainda jogou no exterior no Perth Glory da Austrália, além do Manado United e Persebaya Surabaya da Indonésia.

Essas passagens foram intercaladas em clubes brasileiros como Corinthians, Vasco da Gama, Grêmio (RS), Vitória, Atlético Mineiro, Santa Cruz, Grêmio Barueri, Grêmio Catanduvense e Capivariano, que integrava a Série A2 do Campeonato Paulista. Depois ele ainda participou do realit show 'A Fazenda', de 2015, da TV Record.

Nenhum comentário: