domingo, 19 de março de 2023

André Santos, lateral de grandes clubes e Seleção

No mundo do futebol, se há ex-atletas sempre lembrados pelos feitos em grandes clubes, outros até de maior sucesso caem no esquecimento. Ou melhor: são lembrados em comportamento estranho à maioria, como foi o caso do então lateral-esquerdo André Santos, flagrado quando fazia sexo durante o reality show 'A Fazenda', da TV Record, em 2022, em uma cama de casal, embaixo de um edredom, ao se relacionar com a atriz e modelo Suzi Sassaki, segundo publicação do portal www.mg.superesportes.com.br.

Desinibição à parte, no futebol André Santos, que completou 40 anos de idade no último oito de março, fez carreira de sucesso em clubes como Corinthians, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, agremiações européias e Seleção Brasileira de 2009 a 2013, porém sem espaço quando Dunga foi o treinador, e outras novas chamadas pelo sucessor Mano Menezes. Embora paulistano, quis o destino que ele iniciasse e encerrasse a carreira de 16 anos no futebol catarinense, pelo Figueirense, com 'aposentadoria' em 2018.

A técnica apurada para levar a bola ao ataque rendeu-lhe passagens pelas citadas equipes, principalmente o Corinthians a partir de 2008, com ápice na temporada seguinte, na conquista da Copa do Brasil, em ano da chegada do centroavante Ronaldo Fenômeno ao clube.

Na etapa semifinal, o Corinthians arrancou empate por 1 a 1 com o Vasco, no Rio de Janeiro. Como foi registrado zero a zero no jogo da volta, o regulamento o premiou por ter marcado gol no campo do adversário. Já na finalíssima, contra o Internacional, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo, o Corinthians venceu por 2 a 0 a partida de ida, em São Paulo, e ficou no empate por 2 a 2 em Porto Alegre, com gols de Jorge Henrique e André Santos, resultado que lhe garantiu o título.

Ainda naquele ano, o Timão foi campeão paulista sobre o Santos, em ocasião que André Santos foi anunciado como reforço do Fenerbahçe da Turquia, que teria pago seis milhões de euros. Depois foi jogar no Arsenal da Inglaterra, e na sequência provocou um vaivém Brasil-exterior, com passagem na Índia pelo FC Goa em 2014, à época treinado pelo ex-craque Zico. Entretanto, na temporada seguinte iniciou a estrada da volta no futebol, com vínculo no Botafogo de Ribeirão Preto (SP) e equipes de segunda divisão do exterior, como o FC Wil 1900 Suíça e Boluspor da Turquia.

Nenhum comentário: