De Botafogo para Botafogo foi a trajetória de 22 anos de carreira do lateral-direito de Léo Moura, natural de Niterói (RJ). Se os seus primeiros passos no profissionalismo foram no Botafogo do Rio de Janeiro, o encerramento deu-se no final do ano passado no 'foguinho' da Paraíba, aos 42 anos de idade.
Maior parte no futebol foi ligada a clubes do Rio de Janeiro, dez deles no Flamengo, com histórico que supera 500 jogos na agremiação, com registro em duas situações marcantes na temporada de 2009. Inicialmente quando, contrariado pelas vaias da torcida toda vez que pegava na bola, em jogo contra o Náutico no Estádio do Maracanã, evitou comemoração ao marcar o gol de empate por 1 a 1. Ou melhor: aos berros dirigiu-se aos torcedores com palavrões.
Na segunda foi só alegria, pois a equipe havia contrariado todas as expectativas e conquistado o título do Campeonato Brasileiro, na ocasião comandada pelo treinador interino Andrade, e contava, entre os destaques, com o meia iugoslavo Petkovic, de 37 anos de idade, e o centroavante Adriano Imperador, em grande forma.
Ainda no clube, ele foi pentacampeão carioca e conquistou o título da Copa do Brasil. Em 2016, já desligado, ingressou com ação na Justiça Trabalhista, com cobrança de dívida calculada por ele em cerca de R$ 10 milhões, considerando-se horas-extra, adicional noturno e direitos de arena no período de 2011 a 2015. Segundo informações, os cálculos teriam sido feitos com base no salário de R$ 260 mil que recebia.
Além de Botafogo e Flamengo, clubes cariocas como Vasco e Fluminense também desfrutaram do futebol dele, de transição rápida ao ataque e capacidade de infiltração em diagonal em defesas adversárias. Igualmente também fazia recomposição à defesa, e mostrava segurança na marcação.
Em clubes paulistas acusou passagens por Palmeiras e São Paulo. E quando presumia-se que o futebol dele estivesse em decadência pela idade avançada para jogador, foi titular do Grêmio (RS) no triênio a partir de 2017. No Brasil, ainda jogou no Linhares (ES), Santa Cruz (PE), Metropolitano (SC) e integrou a Seleção Brasileira em 2008.
Léo Moura teve experiência internacional até na Índia, com a camisa do GOA, no segundo semestre de 2015. Antes chegou a jogar no Lauderdale dos Estados Unidos, mas fora do Brasil enfrentou dificuldade de adaptação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário