Economista Carlos Augusto Montenegro preside a empresa Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), uma das maiores no segmento de pesquisas da América Latina. Também presidiu o Botafogo de Futebol e Regatas no triênio a partir de 1994, época em que conseguiu reaver a sede social General Severiano e tirou o clube do jejum de títulos do Campeonato Brasileiro, ao conquistá-lo em 1995.
Naquela temporada Montenegro protagonizou decisão insólita após derrota de sua equipe para o Cruzeiro por 5 a 3 no Estádio do Mineirão, na nona rodada da competição. Ao entrar apressadamente no vestiário após a partida, a boleirada esperava por bronca. Todavia a surpresa foi comunicar que pagaria bicho.
Para que não pairasse desconfiança, o dirigente abriu o malote de dinheiro e avisou: “Hoje vocês jogaram como campeões. O dinheiro do bicho está aqui”, bradou, jamais imaginando que aquele gesto resultaria em pacto da boleirada à luta pelo título, com coroação no dia 17 de dezembro. Três dias antes, o time havia conquistado vitória por 2 a 1 sobre o Santos no Estádio do Maracanã, e dependia apenas do empate para conquistar o objetivo, alcançado com o resultado de 1 a 1 no Estádio do Pacaembu.
Na ocasião, o time botafoguense treinado por Paulo Autuori foi esse: Wagner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva; Leandro Ávila, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio. E um dos heróis desse time foi o goleiro Wagner, que na finalíssima operou milagre em chute à queima-roupa do meia Geovanni. O predestinado tinha tanta convicção do título que após a vitória sobre o Santos arriscou encomendar a compra de um veículo Tempra zero km, com projeção de parte do pagamento advindo da premiação aos atletas.
A regularidade na meta botafoguense resultou em prolongamento de contratos no clube até 2002, com títulos da Conmebol, bi-estadual e Torneio Rio-São Paulo, ocasião em que manifestou gratidão aos zagueiros Gottardo e Gonçalves, que intercederam para a sua permanecesse no clube em 1994, quando seria dispensado pela fase irregular que atravessava.
Sebastião Wagner de Souza e Silva ainda jogou no Santo André e Madureira até 2004. Tentou a decolagem como treinador no Boavista e São Cristóvão, porém sem sucesso. Por isso entrou no ramo de restaurante no mercado de peixes de Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário