domingo, 19 de julho de 2020

Volante Josué, uma carreira com 23 títulos

Que pais optam colocar nome do filho de Josué? Os fatos evidenciam que sejam religiosos e tementes a Deus. Geralmente são aquele que se inspiram em profetas bíblicos do velho testamento, como Moisés e o assessor dele Josué, que depois o sucedeu, e se transformou no responsável por liderar o povo de Israel na conquista da terra prometida.

Sabe-se lá se os pais do ex-volante Josué Anunciado de Oliveira se encaixam no perfil citado, mas como moravam em Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco, quando do nascimento do filho, de certo tomaram conhecimento do significado do religioso Antão, nascido no Egito, ano 251, e órfão aos 20 anos de idade. Foi quando, em postura de desprendimento de coisas materiais, doou parte da herança para estudos da irmã, e o restante dividiu aos pobres. Ele optou pelo deserto para vida penitencial, eremita, e isso se estendeu até os 105 anos de idade.

Seja como for, a inclinação do volante Josué para o futebol foi mostrada inicialmente no Atlético do Porto de Caruaru (PE). Era indício de trajetória vitoriosa que se consumou com conquistas de 23 títulos nos 20 anos de carreira, como volante talhado para desarme e acerto de passes, apesar de 1,69m de altura. A sequência no Goiás rendeu-lhe dez títulos em sete anos, em diferentes competições. A mania de levantar canecos se prolongou no São Paulo com bi do Brasileiro, Libertadores, Mundial e Paulista entre 2005 e 2007.

Após a última conquista no Tricolor paulistano, surgiram desafios mais ambiciosos na carreira: Seleção Brasileira no período de 28 jogos e transferência ao Wolfsburg da Alemanha, quando igualmente colocou faixa de campeão antes do retorno ao Brasil em 2013, para atuar pelo Atlético (MG). E pra quem já estava na vitrine do futebol, a história foi completada com dois títulos do estadual, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil.

Ao se caracterizar como vencedor no futebol, não foi incômodo para Josué encerrar a carreira em 2015, no Galo, embora reconhecesse que aos 36 anos de idade ainda poderia continuar. Foi quando regressou a Goiás para cuidar dos negócios já encaminhados, como fazenda de gado e produção de soja, loja de veículos, e empresariar jogadores de futebol e cantores sertanejos, com desistência desta última opção ao detectar que não levava jeito pra coisa.

Nenhum comentário: