segunda-feira, 13 de maio de 2019

Quantos menores frequentam estádios de futebol?


 Quinze de maio marca o 16º ano da vigência do Estatuto do Torcedor, sem que o cliente esteja devidamente contemplado no conjunto da lei. No capítulo ‘Transporte’, por exemplo, o artigo 26º cita que ‘fica assegurado ao torcedor o acesso ao transporte seguro e organizado’.

 Já o artigo 7º cita obrigatoriedade da ‘divulgação da renda obtida, e número de espectadores pagantes e não pagantes por intermédio de som e imagem instalados no estádio’.

 Eis a questão: quanto tempo não divulgam o número de menores em jogos nos estádios? Na melhor de quatro pontos da final do Campeonato Paulista de 1979, no Estádio do Morumbi, o locutor divulgou 8.226 menores, além dos 77.229 pagantes no empate sem gols de Corinthians e Ponte Preta.

 Bons tempos em que se sabia com exatidão quantos menores de até 12 anos estavam presentes nas partidas, nem sempre acompanhados dos respectivos pais ou responsáveis, todavia com gratuidade garantida. A justificativa era formação de futura geração de torcedores. Assim, parte da molecada, por vezes descalça e maltrapilha, ‘adotava pais’ nas imediações de catracas dos portões de acesso, e choramingava. ‘Moço, posso entrar com o senhor?’

 Evidente que porteiros não se enganavam com a discrepância da dupla, mas faziam vistas grossas. Aí o menino, no pinote, desaparecia na multidão, na doce ilusão de os terem enganados.

 Pior foi na última década do século passado quando maldosamente botaram ‘tramelas’ em bocas de locutores do serviço de som de estádios, que sequer divulgavam público e renda de jogos. Coordenadores de setores de arrecadação também já não levavam tais informações à beira dos gramados para repórteres de rádio, que pouco se esforçavam em buscá-las. Por comodidade, a citação era de público e renda não divulgados.

 Como o Estatuto do Torcedor não cita gratuidade a menores de até 12 anos, lei do município de São Paulo assegura esse direito àqueles que forem ao Estádio do Pacaembu. A medida se estendeu em Belo Horizonte e foi adotada pela Ponte Preta enquanto mandante. Já o Palmeiras cobra ingressos de menores para acesso ao Allianz Park, enquanto o São Paulo franquia entrada até sete anos de idade no Estádio do Morumbi.

Nenhum comentário: