segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jaime, o zagueiro que virou treinador

 Se o bom filho a casa torna, o ex-zagueiro Jaime de Almeida Filho voltou ao Flamengo quase que no anonimato após o encerramento da carreira de atleta. E nas categorias de base iniciou a função de treinador, até que ascendesse a condição de auxiliar técnico da equipe principal. Aí, quando Mano Menezes se demitiu com alegação de que não conseguiu passar ao elenco aquilo que sabia de futebol, coube a Jaime a responsabilidade de ser o treinador ‘tampão’.
 Sim, o projeto inicial era de que fosse um tapa buraco, mas começou a ganhar jogos e reverter o perigo de rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro. Aí ganhou notoriedade e a mídia passou a informar quem é este Jaime que habilmente se aliou a atletas veteranos como Léo Moura, André Santos e Chicão, pra fazer o grupo correr mais. E o resultado está aí.
 Na prática, Jaime de Almeida Filho segue o histórico do Flamengo em buscar solução caseira para o cargo de treinador. Foi assim com o seu ex-atleta Paulo César Carpeggiani, que substituiu Cláudio Coutinho e em 1981, e conquistou o título da Libertadores da América.
 A repetição do expediente deu-se com a aposta no ex-volante Carlinhos como treinador. Por sinal, Luís Carlos Nunes da Silva, carioca da gema, registra cinco passagens como comandante do elenco do Flamengo, a partir de 1983, tentando fazer o time jogar ao seu estilo: futebol técnico e ofensivo.
 Carlinhos foi um volante titular absoluto do Flamengo de 1958 a 1969, e a lamentação no período de atleta foi não ter sido convocado à Seleção Brasileira à Copa do Mundo de 1962, no Chile, quando atravessava a melhor da carreira.
 Depois foi a vez do ex-volante Andrade, igualmente na condição de auxiliar técnico, assumir o elenco com a saída de Cuca em 2009. E bastaram dois jogos pelo Campeonato Carioca para que fosse efetivado na função no Campeonato Brasileiro, levando a equipe à conquista do título da competição.
 Agora é a vez de Jaime Filho, cujo pai foi um renomado zagueiro flamenguista entre 1938 a 1950, período em que conquistou quatro títulos estaduais e integrou a Seleção Brasileira entre 1942 a 1946. E o filho, que herdou o futebol clássico do pai, fez carreira no Flamengo a partir de 1973, só saindo quatro anos depois em transferência ao São Paulo.
 Lá, a carreira foi truncada por seguidas contusões e a estabilidade de duplas de zaga formadas por Antenor e Tecão em 1977, e Estevam e Bezerra no biênio 1978-79. Assim, Jaime só conseguiu reviver seus bons momentos no futebol quando foi jogar no Guarani em 1982, num time que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro, eliminado em confrontos com o Flamengo. No jogo disputado no Estádio Brinco de Ouro foi registrado recorde de público, com 52.002 pagantes. Eis o time bugrino: Wendell; Rubens, Jaime, Edson e Almeida; Éderson, Banana e Jorge Mendonça; Lúcio, Careca e Zezé.


Nenhum comentário: