segunda-feira, 10 de setembro de 2012

 

Mendonça, pés na Calçada da Fama do Maracanã



 Quem joga ou jogou futebol sabe o quão difícil é pegar bem na bola na corrida. Quem tem essa vocação enquadra-se num conjunto de valores que vão de reflexo para calcular a aproximação do adversário, dimensionar o posicionamento do goleiro e se esquivar de saliências dos gramados para que o chute tenha direção correta e com relativa força.

 Nos últimos anos dá pra contar quais os jogadores que pegavam e pegam tão bem na bola como o meia Mendonça nos tempos de Botafogo do Rio de Janeiro, de 1875 a 1982, período em que participou de 342 jogos e marcou 118 gols.

 Não confundam o Mendonça, cujo nome de batismo é Milton da Cunha Mendonça, com Jorge Mendonça, astro de Náutico, Palmeiras, Vasco e Guarani, já falecido. Hoje, o Milton Mendonça é um senhor calvo e cuida do núcleo de futebol ‘Iguaçu Gol Soccer’, no Rio de Janeiro. Mendonça participou do momento singular do Botafogo em 1977, quando o clube quebrou jejum de títulos de 21 anos, na conquista do Torneio Início do Rio de Janeiro.

 Pra quem não o viu jogar, principalmente nos tempos áureos de Botafogo, cabe a informação de que foi o 94º craque a entrar para a ‘Calçada da Fama do Maracanã’ em 2008, imortalizando os seus pés ao lado de ídolos consagrados como os flamenguistas Zico e Leandro.

 Mendonça não foi jogador de dribles convencionais. Deixava o adversário para trás só no balanço. A mudança da bola de um pé para o outro desarrumava o seu marcador, e assim protagonizava jogadas dignas de aplausos não só por botafoguenses.

 Pena que não ratificou todo o seu potencial quando se transferiu para a Portuguesa em 1983, e posteriormente no Palmeiras dois anos depois. Apesar disso, fez mais três bons contratos em clubes como Santos, Al Saad do Catar e Grêmio. Aí não soube dimensionar o momento certo de parar e perambulou pelo interior paulista na Inter de Limeira, São Bento de Sorocaba e, por fim, o Bangu do Rio de Janeiro, onde encerrou a carreira em 1990, aos 34 anos de idade.

 Em 1981, Mendonça marcou um gol com direito a placa no Estádio do Maracanã, na vitória sobre o Flamengo por 3 a 1, pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro. Foram dois dribles estonteantes no flamenguista Júnior, antes da bem sucedida finalização.

 Na época, já na semifinal daquela competição, o Botafogo venceu o São Paulo no Estádio do Maracanã por 1 a 0. Na partida do Estádio do Morumbi, o Botafogo abriu vantagem por 2 a 1 no primeiro, quando seguranças são-paulinos agrediram o árbitro Bráulio Zannoto. E coincidência ou não, o tricolor paulista virou o placar para 3 a 2.

 Registro para o excelente público naquela partida, com 98.650 pagantes. O time do Botafogo da época era este: Paulo Sérgio; Perivaldo, Gaúcho, Zé Eduardo e Gaúcho Lima; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça (Gilmar); Ziza (Édson), Marcelo e Jérson. Técnico Paulinho de Almeida.

Nenhum comentário: