terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O homem ainda é da mala preta

No futebol, de uns tempos pra cá, resolveram aleatoriamente mudar a cor da mala quando o assunto é o suborno branco, estratégia de se premiar terceiros para se obter vantagens na tábua de classificação. Estão tentando sepultar, de forma impiedosa, o consagrado homem da mala preta. Criaram o homem da mala branca.
Oras, o homem da mala preta é uma tradição quase secular no mundo da bola. O personagem inspirava ilustradores e chargistas de jornais e revistas a criações notáveis. Seu papel precípuo era transportar malas recheadas de dinheiro e oferecê-lo a jogadores de outras equipes, com objetivo de estimulá-los em busca de vitórias nas partidas.
Por que mala preta? Porque ela simboliza a tradicional pasta de executivos, geralmente de cor preta, com formato propício para acomodação de cédulas. Entendeu? Você já viu pasta branca requisitada para transportar dinheiro nessas circunstâncias?
Fica aqui, portanto, meu protesto àqueles que ignoram a essência do homem da mala preta e inadvertidamente transformam-no em homem da mala branca.

ariovaldo-izac@ig.com.br

Nenhum comentário: