domingo, 17 de agosto de 2025

 

á Á é í ó ú , à p ç P à :

Á É Í Ó Ú ; : Ç


Goleiro Solitinho foi reserva do irmão Solito, no Corinthians



Há histórias no futebol que raramente se repetem. Uma delas da família com o sobrenome Solito, de irmãos que faziam parte do elenco do Corinthians nos anos 80 do século passado, e paradoxalmente disputavam a posição titular de goleiro, com prevalecimento do mais velho entre eles, Cláudio Roberto Solito, o Solito, 68 anos de idade, lançado na equipe profissional do clube em 1975.

Coincidentemente, enquanto Cláudio foi titular na conquista do título paulista da temporadas de 1982, o irmão dele, Carlos Alberto Solito, apelidado de Solitinho, era reserva, com passagens anterior, por empréstimo, no Taubaté (SP) e Náutico (PE). E como não prosperou na meta corintiana - com histórico restrito a 34 partidas - o desligamento ocorreu em 1984, para caminhada em clubes como Botafogo (SP), Santo André, Colorado (PR), União Barbarense e encerramento da carreira no XV de Piracicaba, em 1988.

Para quem ainda não tomou conhecimento, Solitinho morreu m novembro de 2016, aos 56 anos de idade, sem tempo para festejar o aniversário no dia de Natal. Ele travou duras batalhas contra três tumores: na fossa nasal, na região sacrococcígea e na medula espinhal. O câncer na coluna o deixou bem debilitado, colocando-o em cadeira de rodas. E consciente que morreria, havia deixado o recado para que as cinzas, pós-cremação, fossem jogadas no 'terrão', onde jogou nos times de base do Corinthians.

Por sinal, quando disputava campeonatos na categoria dente de leite, no bairro Bom Retiro, em São Paulo, atuava como ponteiro. Casualmente foi improvisado na meta pela ausência do goleiro de sua equipe, correspondeu, e permaneceu na função na trajetória corintiana. Quando era juniores, em 1979, participou de duas partidas pela Seleção Olímpica. Todavia, a passagem no profissional foi marcada por irregularidades e perdeu a posição para o irmão mais velho.

A volta ao Corinthians deu-se como preparador de goleiros, onde conquistou o Brasileirão de 2005. O último clube dele foi o Grêmio Audax, em 2015.

O irmão Solito atua como empresário de confecção de uniformes, e ainda 'bate a sua bolinha' no time masters do Corinthians. A trajetória, enquanto atleta, foi de perda de espaço entre os titulares, inicialmente com a chegada de Emerson Leão, em 1983, e depois de Carlos Ganso, vindo da Ponte Preta na temporada subsequente.

Nenhum comentário: