domingo, 29 de junho de 2025

Levir Culpi, técnico falante e vencedor

 Onde anda o ex-treinador Levir Culpi, que sumiu do noticiário do futebol após a última e rápida passagem pelo Cerezo Osaka do Japão, em 2021? Por sinal, ele havia decidido parar dois anos antes, ao se desligar do Atletico Mineiro. E como adora a culinária, havia optado administrar dois restaurantes especializados na comida mineira, e havia projetado um terceiro só com pratos japoneses, em Curitiba (PR), cidade em que nasceu há 72 anos.

Lá, enquanto atleta, foi zagueiros do Coritiba, Athletico Paranaense e Colocado. Em seguida acusou passagens por Botafogo (RJ), Atlanta do México e última escala foi no Juventude (RS) em 1986, com início, incontinente, a carreira de treinador, marcada por quem não tem papas na língua e fala aquilo que pensa sem medir conseqüências.

Desconsiderando a boa fase do então atacante Romário, as vésperas da Copa do Mundo de 2002, posicionou-se contrário àquela convocação no selecionado brasileiro, com alegação que estava 'velho', fato que originou repercussão negativa.

Vejam que Levir Culpi, que se gabava de ter sido zagueiro de técnica, esteve cotado para assumir a Seleção Brasileira em 2000, quando o então treinador Luiz Felipe Scolari havia rejeitado o primeiro convite da CBF (Conferação Brasileira de Futebol), aceitando-o posteriormente.

Levir ganhou fama de técnico 'pé quente' para acesso de clubes ao grupo de elite do Campeonato Brasileiro. Foi assim na Inter de Limeira (SP) em 1988, Botafogo (RJ) em 2003 e Atlético Mineiro em 2006. E isso se repetiu na primeira passagem pelo Cerezo Osaka, além do título paulista pelo São Paulo em 2000 e Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana e estadual pelo Cruzeiro no triênio a partir de 1996. Isso marcado ao rebaixamento do Palmeiras no Brasileirão de 2002.

Um dos segredos do sucesso na carreira foi a exigência para que seus comandados se aplicassem no fundamento 'passe', que julga ser fundamental no futebol. Agora, ele criou o próprio site para registrar todas as conquistas desde os tempos de jogador. Em decorrência da penetração em todo planeta, o internauta pode acessar páginas redigidas em inglês e espanhol.

Nas horas de folga, Levir diverte-se em pescarias, seu passatempo ideal. Em casa, gosta de ouvir músicas brasileiras em volume exagerado. Claro que esse comportamento irrita a esposa que reduz o volume, mas ele volta a aumentá-lo.




Nenhum comentário: