segunda-feira, 22 de abril de 2024

Dez anos sem o brilhante narrador Luciano do Valle

 Neste espaço destinado ao enfoque de bem-sucedidos ex-jogadores de futebol, o saudoso narrador Luciano do Valle é uma justa exceção neste bojo. Não bastasse ter sido o 'Pelé' da narração esportiva, deu incrementos a várias outras modalidades esportivas, foi empreendedor em projetos ambiciosos, e subitamente morreu no dia 19 de abril de 2014, aos 66 anos de idade, quando passou mal em viagem aérea para Uberlândia (MG), para transmitir o jogo entre Atlético Mineiro e Corinthians. Ele ainda foi socorrido após o pouso da aeronave.

O campineiro Luciano do Valle, de voz forte e marcante, foi locutor da antiga Rádio Educadora de Campinas em 1963. Aí, sem o devido espaço para se deslanchar, optou pela mudança à Rádio Brasil-Campinas, para narrar futebol. Anos depois, o laureado e saudoso narrador Pedro Luiz Paoliello flagrou que ele poderia incorporar a linha de seus discípulos, levando-o à Rádio Gazeta de São Paulo.

Foi a Rádio Nacional, da capital paulista, a partir de 1968, o último estágio dele nesse tipo de veículo, com migração à TV Globo, do mesmo grupo, quando se transformou no principal narrador da emissora em eventos esportivos além do futebol, a partir de 1974, devido à saída do titular Geraldo José de Almeida.

Ambicioso, em 1983 ele trocou o confortável posto ocupado na emissora para projetos pessoais de empresário e promotor esportivo, montando as empresas Promoção e Luqui, para parceria com a TV Record. E começou organizando jogo entre as seleções masculinas de vôlei do Brasil e União Soviética, no Estádio do Maracanã, com público de 95 mil pessoas.

Aquele foi o primeiro passo para 'abraçar' outras modalidades esportivas, em projeto na TV Bandeirantes, que lhe abriu espaço de dez horas, aos domingos, para transmissão ao vivo do Show do Esportes, em que até o jogo de sinuca ganhou proporção inimaginável.

Como não havia freio para as iniciativas dele, juntou-se à Empresa de Marketing Esportivo Traffic, de J.Hawilla, ocasião que acreditou alavancar o futebol feminino, 'ressuscitar' o boxe com o surgimento de Adílson 'Maguila' Rodrigues, e ainda brincou de ser técnico da Seleção Brasileira de Master, criada por ele.

Em 2012, um AVC provocou falha em sua fala. E, após a recuperação, reduziu as atividades empresariais, se mudou para Porto de Galinhas (PE), e optou por menos aparições em transmissões esportivas.

Nenhum comentário: