segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Adeus ao ex-treinador Rubens Minelli

Treinador de futebol conquistar títulos nacionais consecutivos durante três anos, em clubes diferentes, é uma raridade. Foi o que ocorreu com Rubens Francisco Minelli, profissional aposentado que morreu no último 23 de novembro, na capital paulista, aos 94 anos de idade.

Ao comandar o timaço do Inter portoalegrense no biênio 1975/76, no Brasileirão, foi bicampeão. Posteriormente num time que poucos apostavam, como o São Paulo de 1977, na decisão contra o Atlético Mineiro. Isso, além de ser campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa - o Robertão - pelo Palmeiras, em 1969.

Naquele mesmo ano, quando o Guarani serviu de vitrine para a sua projeção, mostrou personalidade ao manter as suas convicções, mesmo contrariando posição da imprensa de Campinas, à época. É que o então goleiro Tobias, que havia sido contratado do Noroeste de Bauru (SP), cometeu falhas gritantes nos dois sofridos pelos bugrinos, na derrota por 2 a 1 para o extinto Saad, de São Caetano do Sul, e Minelli, contraiando quem sugerisse que o barrasse, optou por mantê-lo. E a história mostrou que estava correto, pois posteriormente o atleta foi transferido ao Corinthians.

Minelli participou da época que paradoxalmente treinador saía de grande clube para ingressar em outro de menor expressão. Foi assim do Sport Recife à Francana (SP). Saiu do Grêmio para comandar, meses depois, o Rio Branco de Americana (SP). Ao deixar o Santos, teve passagens, incontinenti, por XV de Piracicaba e Ferroviária, ambos no interior paulista.

Também dirigiu o Al-Hilal da Arábia Saudita, ocasião em que conquistou título naquele país, além da Copa do Rei, ambos em 1980. Aquilo sugeriu que comandasse o selecionado da Arábia, sempre com capacidade para distinguir o melhor esquema tático a ser adotado com os atletas disponíveis, conforme experiência adquirida ainda nos tempos de jogador, como ponteiro-esquerdo do Ypiranga e Nacional, ambos da capital paulista, na década de 50.

Na região Sul do País conquistou quatro títulos gaúchos em 1974, 1975 e 1976 pelo Inter, além de 1985 pelo rival Grêmio. Outros quatro do Campeonato Paranaense, de 1994 a 1997, foram no Paraná Clube. Ele ainda treinou Corinthians, Ponte Preta, Coritiba e Atlético Mineiro, assim como foi coordenador de futebol do São Paulo, Atlético Paranaense, Paraná e Avaí. Em 2008, foi comentarista da Rádio Jovem Pan.


Nenhum comentário: