domingo, 19 de fevereiro de 2023

Athirson, lateral dos bons da escola do Flamengo

Flamengo é um clube vocacionado à revelação de laterais-esquerdos extremamente técnicos e características ofensivas. Foi assim com Júnior nos anos 70 e 80, sucedido por Leonardo a partir de 1987, e continuidade com Athirson, que começou a atuar em 1996. Todos também brilharam no futebol europeu e acusaram passagens pela Seleção Brasileira, com histórico do carioca Athirson Mazzoli e Oliveira de 19 partidas e título no torneio pré-olímpico de 1999, que resultou em vaga à Olimpíada de Sidney, na Austrália, em 2000.

Embora considerado uma das promessas da equipe flamenguista e ter cativado a torcida, dirigentes do clube interpretaram que deveria ser emprestado para ganhar experiência, e não se opuseram ao interesse do Santos em 1998, com retorno já na temporada seguinte, ocasião em que passou a aliar a reconhecida habilidade ao estilo raçudo e eficiente na marcação, o que implicou em deixar o então titular Gilberto na reserva.

Dois anos depois, pela performance no Campeonato Brasileiro e ao se destacar pela pontaria em cobranças de faltas, ganhou a Bola de Prata da Revista Placar. No Flamengo, entre idas e vindas, acusou quatro passagens, totalizando 253 partidas, 37 gols, e títulos da Copa Ouro em 1996, Campeonato Carioca em 1996 e 1999 e Copa Mercosul em 1999.

A trajetória no futebol europeu começou em 2001 na Juventus (ITA), que ganhou a concorrência com o Barcelona (ESP). Aí, no vaivém ao Brasil, passou pelos europeus CSKA de Moscou (RUS) e Bayer Leverkusen (ALE). Dos clubes cariocas, além do Flamengo atuou pelo Botafogo, antes de 'embarcar' na estrada da volta do futebol, no Brasiliense (DF) e Portuguesa Desportos, quando reencontrou o seu futebol e o Cruzeiro tratou de levá-lo para a disputa da Libertadores de 2009.

Seu último clubes como atleta foi o Duque de Caxias (RJ), mas a facilidade para se expressar rendeu-lhe contrato como comentarista do canal Fox Sports Brasil, experiência logo interrompida pelo desafio de ingressar inicialmente como treinador nas categorias de base do São Cristóvão (RJ) e depois na equipe principal do Flamengo do Piauí.

Sem que prosperasse, voltou aos microfones, ao integrar na equipe do canal oficial do Flamengo, no YouTube, como comentarista, até que em 2022 assinou contrato com a Record TV (RJ), para comentar jogos do Campeonato Carioca.

Nenhum comentário: