segunda-feira, 8 de junho de 2015

Carbajal, primeiro atleta de cinco Copas do Mundo

 Na vitória da Seleção Brasileira sobre o México por 2 a 0, em jogo preparatório à Copa América de 2015, o meia Phillippe Coutinho marcou o primeiro gol com finalização totalmente sem ângulo e a bola passou entre a trave direita e o goleiro Corona, que deixou de fechar o ângulo prevendo que haveria cruzamento na jogada.
 Nas últimas décadas o selecionado mexicano tem carecido de goleiros que transmitam integral segurança, fato que contrasta com as décadas de 50 e 60 quando Antonio Feliz Carbajal Rodrigues esbanjava toda categoria, tanto que participou de cinco Copas do Mundo seguidamente, de 1950 a 1966. Com 86 anos de idade completados no dia sete de junho passado, Carbajal reside na cidade mexicana de Leon, embora tenha nascido na Cidade do México.
 Por ter sido o primeiro atleta no planeta a participar de cinco Copas, Carbajal foi homenageado pela Fifa. Depois dele, outros dois jogadores europeus também atingiram aquele limite de participações na competição mundial. O polêmico alemão Lothar Matthaeus defendeu o seu selecionado de 1982 a 1998 ininterruptamente como atleta, e posteriormente migrou para a função de treinador. Já o goleiro italiano Gianluigi Buffon, presente em cinco Copas desde 1998, ficou na reserva na primeira participação, quando o evento foi sediado pela França.
 Carbajal, 1,86m de altura, já mostrava agilidade na passagem pela seleção olímpica do México em 1948, virtude que lhe garantiu titularidade na equipe principal na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil. A despedida do goleiro naquele selecionado deu-se no dia 19 de junho de 1996 no empate sem gols contra o Uruguai, no Estádio de Wembley, diante de 61 mil torcedores.
 Naquela competição o México perdeu para a Inglaterra por 2 a 0 com time base formado por Carbajal; Pena, Chaires, Nunes e Dias; Hernandes e Mercado; Cuneros, Borja, Rajes e Padilha. Nos outros dois jogos das oitavas-de-final o time empatou: 1 a 1 com a França e 0 a 0 com o Uruguai dos ídolos Mazurkiewicz, Pedro Rocha, Ubinas e Vieras.
 Coincidência ou não, no período de Carbajal o México sempre garantia vaga nas eliminatórias para as Copas, contrastando com instabilidade posterior. Em 1970 e 1986 a participação dele foi garantida por ter sido país sede da competição, mas em 1974 perdeu vaga em disputa contra país de pouca expressão no futebol, caso do Haiti. Em 1982, quando a Fifa aumentou o número de participantes de 16 para 24, o México ficou de fora e viu Honduras e El Salvador serem incluídos.

 Carbajal ainda esteve ligado ao futebol como preparador de goleiros e treinador de equipes enquanto gozava de plena saúde para o exercício das respectivas funções. De certo lamenta a pobreza técnica do selecionado de seu país, diferentemente do período em que jogava, quando endurecia partidas contra respeitados adversários.

Nenhum comentário: