Ex-atletas têm prioridade na coluna, mas o foco é o atacante Loco Abreu, que resiste pendurar as chuteiras aos 44 anos de idade. Ao acertar contrato com a trigésima diferente agremiação, ele entra para a história como recordista em quantidade de clubes. No dia dois de fevereiro passado foi apresentado pelo Athletic Club de São João del Rei (MG) como a principal atração de um clube que após 51 anos volta a disputar o Campeonato Mineiro.
Em 2020, na última passagem pelo Boston River, do Uruguai, Loco Abreu conciliou funções de treinador e atleta. Em setembro passado, em vez da habitual postura de entrar em transcorrer de partidas, vestiu a camisa titular no jogo contra o Danubio e marcou o gol de empate por 2 a 2, ao explorar a cabeçada. Na ocasião, reviveu experiência tida em 2016 no Santa Tecla F.C., de El Salvador, quando interinamente foi treinador, após ter sido artilheiro da competição nacional daquele país, com 13 gols.
Portanto, na chegada pra jogar no Athletic mineiro, deixou claro aos dirigentes que não acumularia função de treinador, argumentando que teria lenha pra queimar. Por isso, mostrou o seu estilo de deboche quando provocado em pergunta de repórter se ainda teria condições de jogar devido à idade, durante entrevista coletiva na apresentação ao clube.
- Garoto, mude de assunto senão vou te encher de porrada - , brincou. E ao se estender sobre detalhes da carreira, deu ênfase à marcante passagem pelo Botafogo carioca no biênio a partir de 2010, quando abusava de cobranças de pênaltis no estilo cavadinha, até desperdiçar uma delas em partida contra o Fluminense, quando jurou nunca mais ter abusado. Todavia, agora não descarta a hipótese de repetição daquele repertório, no futebol mineiro.
Dos 30 clubes diferentes defendidos pelo uruguaio Wahington Sebastián Abreu Gallo, o giro na América do Sul passa por Uruguai, Argentina, Brasil, Chile e Equador. Ainda na América, passou por El Salvador e México. Na Europa registra-se contratos em clubes da Espanha, Grécia e Itália, além de ter jogado no Beitar de Jerusalém (ISR).
Loco Abreu compensa a falta de técnica pelo estilo guerreiro e faro de artilheiro, principalmente no jogo aéreo, ao explorar a estatura de 1,93m para cabeceio. A carreira foi iniciada no Defensor do Uruguai, em 1994, chegando à seleção de seu país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário