segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Douglas ‘rouba’ a cena preparada para Pelé


 O futebol é uma fonte inesgotável de casos curiosos. Quando da inauguração do Estádio Rei Pelé, em 1970, em Maceió (AL), quando o time santista goleou a seleção alagoana por 5 a 0, o árbitro indicado foi o saudoso Armando Marques.

 Tudo estava preparado para que Pelé balançasse as redes pela primeira vez no local, mas o atacante Douglas, do Santos, contou que a bola teimava em não entrar em finalizações do companheiro. “Aí eu fiz o gol, mas o Armando Marques anulou. Na segunda vez não teve jeito. Eu marquei, só que a placa do gol não ficou comigo. Ficou com o ‘rei’, mas tudo bem. Ele merece mais do que eu”.

 Esse paulista Douglas da Silva Franklin em questão raramente desperdiçava chances surgidas, assim como foi considerado um dos melhores atletas dos anos 70 para assistência a goleadores.

 Na trajetória de quatro anos no Santos, inicialmente foi reserva de Toninho Guerreiro, mas, com a transferência dele ao São Paulo, assumiu a titularidade no Peixe, com histórico de 111 gols, além das incontáveis vezes que colocou Pelé na ‘cara’ do gol adversário.

 Apesar de adicionar às virtudes drible seco e arrancadas em velocidade, perdeu espaço no Santos em 1972, com participação ativa na vitória sobre a Ponte Preta por 1 a 0, em Campinas, dois anos antes, quando foi autor do gol em jogo que registrou recorde de público no Estádio Moisés Lucarelli: 28.992 pagantes e 4.236 menores.

 Santos da época? Joel Mendes; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Joel e Rildo; Clodoaldo e Lima; Manoel Maria, Douglas, Pelé e Edu.

 No Bahia, seu segundo clube, ainda é considerado ídolo dos torcedores, ao se transformar no segundo maior artilheiro da história com 211 gols, atrás de Carlito com 253. À época formou dupla de ataque com o centroavante Beijoca, com passagem estendida até 1979, após atrito com o saudoso treinador Carlos Froner.

 Depois passou pela Portuguesa, Vitória, Leônico (BA) e Barretos em 1988, quando encerrou a carreira e foi dar aula de educação física em escolas do município. Agora está radicado na Bahia.

Nenhum comentário: